jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2020

Trabalho estilo Plunct, Plact, Zum? Corregedora do TRF alerta sobre isto

Plunct, Plact, Zum, o mundo mudou. E mudou tão rápido que aquele que se demora não vai a lugar nenhum!

Fátima Burégio , Advogado
Publicado por Fátima Burégio
há 15 dias

Com a Justiça exibindo números mais expressivos no quesito celeridade, é certo que o cenário mudou. Com o trabalho virtual, Advogados têm que se adequarem às audiências online, inclusive em sede de Juizados Especiais Cíveis, e seguem buscando aprimorar conhecimentos acerca da Tecnologia turbinada em 4.0, e que tão de perto os rodeia, fácil é constatar que o mundo mudou, pessoal!

A tecnologia está ditando regras e mostrando pra quê veio. Costumes e rotinas mudaram de forma avassaladora. Mudaram tudo, e, num instante, muitos se pegam a pensar:

- Será que a melodia 'Carimbador Maluco', do Raul Seixas, que dizia ‘Plunct, Plact, Zum, não vai a lugar nenhum’ está em plena validade nos tempos tenebrosos de Pandemia, por conta da temível, e terrível, Covid-19, no ano de 2020, em pleno Século 21?

A Corregedora Regional da Justiça Federal da Quarta Região, Luciane Amaral Corrêa Münch, de forma por demais criativa, não hesitou em considerar a possibilidade, pois, ao fazer uma Inspeção recentemente, alertou:

Plunct, Plact, Zum, o mundo mudou. E mudou tão rápido que aquele que se demora não vai a lugar nenhum! Em menos de dois meses, tivemos que adotar medidas (muitas e muitas delas) e provocar mudanças (muitas e muitas delas) que, em tempos normais, demandariam meses, talvez anos. Naquele mundo que passou, tudo tinha que ser selado, registrado, carimbado. Agora, temos que agir quase que de imediato!”.

Neste cenário novíssimo, onde reinventar-se é fundamental, várias perguntas insistem em orbitar na mente do pacato Advogado brasileiro:

- Como Advogado moderno e que vivencia uma Pandemia, o que devo fazer? Como agir ante tantas mudanças bem debaixo do meu nariz? Quais caminhos trilhar?

As alternativas dos caminhos a percorrer são muitas, e há variadas oportunidades, pois as regras gerais impostas orbitam em algo, como, por exemplo:

Seja criativo, antenado, mantenha-se (ou tente manter-se) motivado e ame a tecnologia, senão, não vai a lugar nenhum, como bem registra a melodia de 1980 e que está bem atual em 2020.

Escritrio Em Casa Estao De Trabalho

Quero ir a algum lugar. Como chegar lá?

Você pode ir a vários lugares, em um click. Vejamos:

Ora, com a Pandemia, o que vingou foram visitas virtuais, compras virtuais, acompanhamento mais acirrado de processos virtuais, sentenças mais céleres no ambiente virtual, STF e STJ utilizando as plataformas virtuais e tendo as suas votações transmitidas 100% digitais, médicos atendendo pacientes através da, outrora resistida, Telemedicina; clientes mais conservadores consultando os seus saldos e executando aplicações financeiras em ambiente exclusivamente virtual, etc.

Neste passo, surge a figura do Advogado. Sim, eu e você carecemos, mais do que nunca, de fazer valer o nosso ‘direito’ de acompanhar de perto as não poucas transformações, reter, - e deter -, conhecimentos e aprimoramentos de saberes, para que possamos auxiliar competentemente os nossos clientes.

Desta feita, custa nada conceder algumas dicas:

. Esteja informado, colega;
. Não apenas esteja; mas mantenha-se plenamente informado;
. Acompanhe as mudanças sociais, econômicas, culturais, comportamentais e políticas do Brasil e do mundo;
. Abra bem os olhos para as questões que envolvam a tecnologia, os ambientes virtuais, as audiências online, etc. O mundo mudou, e o Advogado moderno, precisará, como nunca, deter, em primeira mão, conhecimentos fundamentados e abalizados, para poder avaliar as demandas que adentrarem ao seu escritório. Sendo este último, agora, igualmente virtual.
. Busque aprimorar saberes. Se não sabe algo, seja sincero consigo mesmo e peça ajuda. Não é feio e nem desmoralizante dizer: - Opa, eu não sei; mas se você me ensinar, eu sou esforçado e prometo que aprendo rapidinho. Help!
. Veja como outros países estão labutando nestes dias terríveis. Aprenda com quem está um passo à frente, reformule a ideia e traduza para a sua realidade;
. Atente para as mudanças, inclusive, comportamentais das pessoas; pois o cenário é excelente. Lembre que a última Pandemia ocorreu a 100 anos passados. Invista em seu tino estilo 007, investigue comportamentos e percepções. Aprecie ler pessoas, mas pratique a leitura de si mesmo, constatando, boquiaberto, que você não é um poço de sabedoria, mas é cheio de falhas e deslizes também. Conhecer a si mesmo é salutar, e o nobre colega crescerá como ser humano e como profissional;
. Invista o tempo livre para fazer aquele curso que lhes chamava a atenção e que você sempre dizia que não detinha tempo. A OAB tem liberado diversos deles. O Senado Federal também. Lembre que a mente uma vez expandida, jamais voltará ao seu tamanho original;
. Seja um Advogado 4.0, busque ferramentas que poderão te auxiliar a crescer como profissional (Jusbrasil é uma delas), como ser humano e que te tragam retorno financeiro em breve período. O mercado está cheio delas, com preços acessíveis e para todos os gostos e bolsos;
. Não adianta usar o conhecidíssimo Jus Sperniandi, resistindo às novas formas de vida e de costumes, pois não funcionará tal tática. O mundo mudou drasticamente e ninguém pediu a nossa opinião e nem nos consultou. Foi bem no estilo Plunct, Plact, Zum profetizado nos idos de 80 pelo Maluco Beleza;
. Em síntese: Se o mundo mudou e não pediram a nossa opinião, é hora de deter duas visões, duras, mas reais: - Ou eu cresço, amigão; ou desapareço. Não tem mi-mi-mi que mude esta realidade.

Melhor crescer e chegar a algum lugar agradável!

Advogado merece!

Sucesso!

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Doutora , como sempre com assuntos interessantes, parabéns!! continuar lendo

Obrigada, Rosicleide!
Saiba: Eu escrevo para vocês!
Isto é o que me motiva todos os dias a sair da cama e escolher temas e assuntos que impactarão positivamente o leitor Jusbrasileiro.
Fica em paz! continuar lendo

Ótimo. É isso, tecnologia sempre foi uma pauta do judiciário e agora será inevitável... continuar lendo

Muito bem, simples e direto! continuar lendo

Ótimo! continuar lendo

Ótima é a sua curtida!
Obrigada! continuar lendo

Obrigada pela leitura e comentário!
Um abraço! continuar lendo