Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Sem um mínimo de graça, Netflix abre 'Lojas da Corrupção' nos principais aeroportos do Brasil

Tornozeleiras eletrônicas douradas, ou de couro com tachinhas, manuais para delatar cúmplices e roupa íntima com bolsos cheios de dinheiro, as "lojas da corrupção" montadas pela Netflix em aeroportos do Brasil têm tudo para criminosos do colarinho branco.

Publicado por Fátima Burégio
há 6 anos
- Interessante como usam as fases complicadas do nosso país para faturarem. Tudo vira motivo de 'filme'.

Este foi meu raciocínio inaugural ao ler a matéria que retransmito logo abaixo.

O lançamento da série 'O Mecanismo', produzida pela Netflix, está dando o que falar e há evidências que o ex presidente Luis Inácio Lula da Silva irá mover ação em face da produtora.

Não pretendo defender seu ninguém.Não tenho competência para tanto!Que as autoridades competentes cumpram seu papel diligentemente!

Todavia, apenas manifesto minha livre manifestação de pensamento amparada constitucionalmente e afirmo que aqui no Brasil, tudo, absolutamente tudo, serve de impulso financeiro para alguns 'pintarem o sete' com nossos sentimentos e paixões patriotas.

É lamentável!

Lojas da Corrupção

No entanto, o que me chamou a atenção foi a inusitada criatividade da produtora em exibir justamente nos três maiores aeroportos do país, lojas denominadas 'Lojas da Corrupção', contendo peças e adereços, ao meu sentir, nada engraçados e que estão bem longe de impulsionarem o brasileiro a celebrar; pelo contrário: trazem em seu bojo, um sentimento de pesar e lamento ao deparar-se com tais parafernálias. Deus me livre de dar de cara com tais peças!

Imagem do Evaristo Sá (AFP)

Entenda o caso

Lendo uma matéria publicada no Jornal do Comércio aqui em Pernambuco, a notícia relata que:

Tornozeleiras eletrônicas douradas, ou de couro com tachinhas, manuais para delatar cúmplices e roupa íntima com bolsos cheios de dinheiro, as "lojas da corrupção" montadas pela Netflix em aeroportos do Brasil têm tudo para criminosos do colarinho branco.
A plataforma digital divulga sua série "O Mecanismo", inspirada na Operação Lava Jato e no escândalo de corrupção que abala o Brasil.
Os locais de venda ficcionais de artigos de luxo para roubar estão nos terminais Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Congonhas, em São Paulo.
Um manual da "Delação premiada para leigos", com "1.001 coisas para fazer antes de entrar em prisão domiciliar" está exposto em uma vitrine, ao lado de sapatos com gravador.
"Expor a corrupção é uma forma de trazer a lei, porque a partir do momento em que você está declarando isso numa loja de corrupção, está intimando a lei a fazer alguma coisa contra esse crime", disse à AFP o passageiro Paulo Gabriel, engenheiro de 43 anos, no aeroporto de Brasília. "Mas não sei se fazê-lo assim é correto", pondera.
A promoção das lojas da corrupção simulam o formato dos anúncios de lojas de luxo: manequins com cuecas cheias de dinheiro, ou exibindo delicadas tornozeleiras eletrônicas douradas, combinadas com delicados sapatos de salto. Ao fundo, uma voz sugestiva recomenda as gravatas para "filmar seus inimigos políticos".
O vídeo, que pede para "manter o bom gosto acima de tudo, inclusive da lei", tem quase 400 mil reproduções.
  • Sobre o autorAtuou na Vice Pres Comissão Bancários OAB-PE, Espec.Contratos, Resp.Civil e CPC
  • Publicações301
  • Seguidores1674
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1093
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sem-um-minimo-de-graca-netflix-abre-lojas-da-corrupcao-nos-principais-aeroportos-do-brasil/561348482

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É aquela velha história, seria cômico se não fosse trágico... continuar lendo

Lamentavel é a corrupção, a série é ótima e estão certo em ganhar dinheiro com isso, pois assisti e paga quem quer, ao contrário do que vimos na corrupçãoo que o povo paga e assisti sem querer! continuar lendo

O Brasil virou circo. Temos promotores que se crêem colunistas de jornal, e magistrados metidos a atores globais. Até (alguns) membros da Alta Corte aderiram ao espetáculo.

O custo do ingresso é a segurança jurídica, a estabilidade política, e a moral institucional.

Não me recordo de uma situação mais desmoralizante para o país. Chega a ser irritante assistir ao noticiário. São prisões sem motivo certo, galhofas judiciárias, chicanas sem fim. Sem falar nas recorrentes tentativas e maquinações de derrubar o Presidente, que já cansaram desde a patota do Açougueiro (que, aliás, já está solto!).

Já viu coisa mais ridícula que um Ministro de Corte, Magistrado, Promotor ou Delegado disputando "likes" em rede social? Com direito a torcida. Futebol? Nããão, entrevistas e declarações de "otoridades". "Quem prende mais". Tem um ranking agora?

É um momento triste para o país. É palhaçada pura. É vergonhoso, e merecedor de vergonha. E, vejam só - com direito a seriado no Netflix. continuar lendo

Professor, paro tudoooooo para ler os seus comentários!!!
Verdade!
Acho que perdi tempo em não ter grudado mais no senhor quando trabalhávamos juntos...

No caso do 'filme' em questão, fico irada como certos países zombam da gente, faturam em cima da gente e a gente fica com cara de paisagem achando que está tudo bem e que é um 'privilégio' eles se preocuparem em fazer um filme abordando a corrupção do nosso país.

Queria escrever muito mais, mas meu Moderador pessoal já mandou aquietar os dedinhos, editar o texto e falar na frente do espelho o restante do desabafo pra não enfartar. Rsrsrsrsrs

Um abraço e veja uma hora pra gente sentar, tomar um café e filosofar juntos! continuar lendo

Não vejo nada demais. Pelo menos a loja deve está pagando impostos, gerando emprego e movimentandi a economia. Além do mais,lembra ao brasileiro o nosso grande problemade corrupção. continuar lendo