Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Defensor Público usa voz e violão no Tribunal do Júri para defender seu cliente

Defensor Público canta melodia Hey Joe da banda O Rappa. A cena inusitada foi gravada e viralizou pelo Whatsapp, mesmo assim seu cliente foi condenado a 13 anos de prisão pelo homicídio praticado.

Publicado por Fátima Burégio
há 6 anos

Por Campo Grande News

“Hey Joe. Onde é que você vai com essa arma aí na mão? Hey Joe. Esse não é o atalho pra você sair dessa condição! Dorme com tiro acorda ligado. Tiro que tiro trik-trak boom para todo lado... Também morre quem atira...”.

Com o violão nas mãos, o defensor público Rodrigo Antônio Stochiero Silva apelou para a música, “Hey Joe”, da banda O Rappa, na tentativa de comover o júri popular de Luan Veríssimo Valadares, 27 anos, na última sexta-feira (23), em Campo Grande.

A cena inusitada foi gravada a pedido do defensor e viralizou pelo Whatsapp. No entanto, não surtiu o efeito esperado já que o réu foi condenado a 13 anos pelo assassinato de Nuno Mayerson Leal Pereira Toledo, ocorrido em 2014.

O defensor é conhecido pelas “defesas incomuns”. Em julgamento recente, chegou ajoelhar e chorar para a família da vítima.

Desta vez, consta nos autos que a defesa durou pouco mais de uma hora e teve como ponto alto o "show acústico" do defensor.

O Campo Grande News tentou contato com Rodrigo, porém foi informado pela assessoria de comunicação da Defensoria Pública que ele está de férias e só comentaria a cena no próximo mês.

A escolha da música pelo defensor pode estar atrelada as circunstâncias do assassinato cometido pelo réu. De acordo com o processo, Luan queria se vingar, pois Nuno teria tentado matá-lo. Mas, não conseguiu e acabou matando o irmão dele.

Juiz - O júri foi presidido pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri Aloísio Pereira dos Santos. O magistrado explicou que a defesa é ampla e o defensor tem a liberdade de usar todos os meios lícitos para defender o assistido. “Ele [Rodrigo] usou o violão e poderia ter utilizado qualquer outro instrumento ao acreditar que agregaria na defesa do cliente”, enfatiza.

Sobre a cena, o juiz ainda revelou que não ficou surpreso, pois já presenciou defesas semelhantes durante a carreira. “De cartas psicografadas como argumentos a réu com chapéu de roça”, detalha.

Assassinato – Segundo inquérito policial, o crime aconteceu no pátio do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, de Campo Grande no dia 30 de novembro de 2014 (domingo), às 5h55.

Familiares da vítima e do denunciado possuíam desavenças há anos, inclusive, com possíveis assassinatos de ambos os lados. A vítima teria tentado matar Luan em setembro de 2007, mas acabou matando o irmão do denunciado.

Por vingança, Luan foi até a unidade penal e ficou na espreita, à espera da vítima na BR-262, onde Nuno pegaria ônibus. Porém ao entrar no ônibus, o denunciado percebeu que a vítima iria a pé, e logo desceu do ônibus, sacou a arma de fogo e desferiu disparos contra a vítima, matando-a.

Luan possui outras passagens pela polícia e também responde na Justiça por outro assassinato cometido no ano passado.

Link da matéria

  • Sobre o autorAtuou na Vice Pres Comissão Bancários OAB-PE, Espec.Contratos, Resp.Civil e CPC
  • Publicações301
  • Seguidores1674
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensor-publico-usa-voz-e-violao-no-tribunal-do-juri-para-defender-seu-cliente/561369625

Informações relacionadas

Antonio Átila Silva da Cruz, Advogado
Artigoshá 6 anos

Admite-se prazo decadencial para a administração pública instaurar Processo Administrativo Disciplinar em desfavor de servidor que acumula cargos públicos?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu penso que um "defensor artista" prejudica o réu... Tanto que pegou 13 anos... continuar lendo

Acho que não.. . Viu o histórico dos fatos?
Crime terrível.
Acho que até pegaria mais tempo...
A música relaxou , a poesia reinou!
Abs! continuar lendo

Típico de brasileiro, que tem caráter social semelhante a um adolescente. O norte-americano, a homem adulto e o europeu, a de um ancião. continuar lendo

Sensacional! Quebrando paradigmas e levando à reflexão.
Se o réu fora condenado certamente não foi por culpa da canção. continuar lendo

O juiz deveria ter respondido com outra letra, É duro tanto ter que caminhar. E dar muito mais do que receber. E ter que demonstrar sua coragem. À margem do que possa parecer. E ver que toda essa engrenagem. Já sente a ferrugem lhe comer. Ê, ô, ô, vida de gado. Povo marcado, ê!, apesar de ser claramente uma briga em criminosos, a sociedade não pode ficar a margem dessa criminalidade, que nos coloca em risco, pois o mesmo que morre e atira é o que erra o tiro e mata quem não deveria. A engrenagem do judiciário já está corroída a tempos, deixando-nos desconfiados do que se possa parecer, e neste caso, o Sr. Juiz, praticou a justiça deixando uma marca positiva, pois além de morrer e matar quem atira este também vai preso, ainda fica algumas perguntas, o criminoso ainda vai impetrar um HC? Ele terá o mesmo tratamento que o ex presidente Lula? Vão fazer aquele circo todo para julgar o HC dele? Não existe isonomia? continuar lendo